
Foto: Helder Telles Stapait
“Per aspera ad astra”… Pelas dificuldades, às estrelas”
Aqui resgato algumas de minhas primeiras fotografias de longa exposição, que fiz durante uma viagem ao @parqueestadualdomorrododiabo , no interior do estado de São Paulo;
As estrelas são fascinantes, permanecem no céu como pequenos faróis de luz, iluminando, pontilhando e cintilando a escuridão com sua beleza, nos lembrando de quão vasto e misterioso é o universo e principalmente, quem somos perante ele.

Foto: Helder Telles Stapait
Sobre o Parque Estadual Morro do Diabo...
O Parque Estadual Morro do Diabo é uma Unidade de Conservação localizada no município de Teodoro Sampaio no interior do estado de São Paulo, Brasil. Foi criada em 1986 com o objetivo de preservar a biodiversidade da região, preservando uma área significativa de Mata Atlântica e Cerrado. Desde sua criação o parque tem desempenhado um papel crucial na proteção de espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-preto e a onça pintada.

Imagem:Google Earth Pro
O parque é conhecido por sua beleza natural e diversidade de fauna e flora. Além das espécies citadas acima, o Morro do Diabo abriga diversas espécies de aves, mamíferos, anfíbios e répteis junto a uma infinidade de espécies de plantas de todos os tipos, incluindo uma quantidade enorme de espécies de orquídeas, contribuindo para a conservação da biodiversidade na região.
As trilhas ecológicas proporcionam aos visitantes a oportunidade de explorar a natureza, enquanto a gestão do parque busca conciliar a preservação ambiental com atividades de educação ambiental e pesquisa científica, tendo a contribuição de escolas, faculdades, universidades e outras instituições, assim como a participação ativa de pessoas da região que o fazem de bom grado e por preocupação com o meio ambiente.
A presença de rios e pequenas cachoeiras também adicionam grande valor ao parque, proporcionando ambientes propícios para estudos ecológicos. A conscientização sobre a importância da conservação e o respeito às normas de visitação são fundamentais para garantir a sustentabilidade a longo prazo do Parque Estadual Morro do Diabo.
Particularmente falando, acho um destino imperdível para as pessoas que passam pela região do Pontal do Paranapanema, pois todo o ambiente e natureza me fascina, as paisagens, os animais... a floresta em si é magnífica. Um local extremamente rico para pessoas que gostam de ecoturismo, ou até mesmo pessoas que buscam uma nova experiência ou praticam algum hobby que o conecte ao ambiente, eu mesmo já o visitei tantas vezes que logo devo estar vendo aquilo que as lendas dizem... hehe... Ah, você conhece as lendas do Morro do Diabo ? acredito que você, que não conhece o parque deve estar se perguntando o por que deste nome...
Uma das histórias mais conhecidas conta que, durante o período em que a região era explorada por bandeirantes em busca de ouro, um grupo de exploradores teria enfrentado dificuldades e perigos ao passar pela área que hoje compreende o Parque Estadual Morro do Diabo.
A lenda sugere que os bandeirantes, ao se depararem com a exuberante e desafiadora paisagem do morro, atribuíram a dificuldade da travessia a uma suposta intervenção maligna. Assim, deram ao local o nome "Morro do Diabo"
Existem outras versões, outras lendas um tanto "violentas" relacionando o local à uma coisa ainda mais perversa e maligna, mas para saber mais sobre elas eu aconselho você a visitar o parque, pois o pessoal de lá é muito bacana e muito preparados para recebê-los e lhes contar tudo o que quiserem saber !
Quanto as fotos, fiz com minha antiga e falecida câmera #nikon D7100 com a lente do kit, original Nikon 18-105mm - no caso, 18mm com foco infinito, abertura F/6.. ou F7 (🤔) e exposição de 1 minuto e 30 segundos;
Edição em lightroom para ajustes de sombra, cor e nitidez;
Mês de julho e era por volta da 1:30 da manhã… clima limpo e sem nuvens… SIM, eu fui PRIVILEGIADO 😶😬🤣😂
Para mais informações sobre visitação ao parque basta acessar o link: https://morrodiabo.ingressosparquespaulistas.com.br/
Muito Obrigado por vir até aqui...
Pé na estrada e vai lá... Descobre o Mundo !

Foto: Helder Telles Stapait
Excelente
Parabéns Helder